“Tudo faz mal” ou “Eu tô perdido com tanta polêmica, cada um diz uma coisa, então não adianta se cuidar!”… PARE de querer ficar arrumando toda hora uma desculpa esfarrapada para não criar hábitos saudáveis!
Existem hábitos saudáveis que NINGUÉM, NUNCA, SOB HIPÓTESE ALGUMA, irá contestar!
Logo, faça o BÁSICO bem feito! Faça o que não tem polêmica alguma primeiro! Durma bem e o suficiente, beba água, se afaste do cigarro e drogas, coma boas fontes de proteína (peixe) e gorduras poli (azeite de oliva) e monoinsaturadas (abacate), fuja dos industrializados e gorduras trans, coma frutas, legumes e verduras, faça ao menos 150 min de exercícios por semana, tome sol, cuide da sua saúde mental e espiritualidade! TUDO ISSO INDISCUTIVELMENTE reduz mortalidade por todas as causas, e melhora a sua qualidade de vida!
Ai sim, DEPOIS disso comece a enxergar o que pode ser melhor para a SUA individualidade! Low carb/cetogênica ou boas fontes de carboidratos? 1 ovo ou 1 dúzia de ovos? Gordura saturada à vontade ou com restrições? Vegetarianismo ou onivorismo? HIIT ou aeróbico? Comer ou não vísceras? Leite faz mal? Queijo branco ou curado? Uma taça de vinho todo dia? Fazer ou não jejum? Usar ou não protetor solar? O peixe está contaminado com metais pesados? O 5G vai nos matar com a radiação? Tal suplemento faz bem mesmo? Nisso tudo, um profissional pode te ajudar a INDIVIDUALIZAR! Mas antes faça o BÁSICO!
De que adianta um obeso, sentado no sofá vendo TV até tarde, comendo um fast food e bebendo refrigerante, querer discutir se ovo faz mal pra saúde.
Texto por: Dr. Tulio Sperb.