🦠 As IST`s são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, dentre elas a herpes genital, sífilis, gonorréia, HPV, HIV/AIDS, clamídia, tricomoníase, hepatites virais B e C, entre outras. Mais de 1 milhão de pessoas foram infectadas apenas em 2022 no Brasil.
⚠️ O uso de preservativo em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs. O Ministério da Saúde também recomenda outras medidas de prevenção complementares, tais como vacinação contra a hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e HPV, realizar exames regulares para ISTs e conscientizar parceiro(a) sobre a importância da prevenção e dos exames para ISTs.
🔎 Algumas vezes as ISTs podem ser assintomáticas (silenciosas), ou apresentar sintomas semelhantes entre si, dificultando sua identificação. Se não tratadas, podem provocar infertilidade e outras complicações. Portanto, um diagnóstico rápido e preciso contribui para a manutenção da sua saúde, além de reduzir o risco de transmissão para outras pessoas.
👉 Para facilitar a detecção de ISTs, o Laboratório Estrela oferece os seguintes exames:
1️⃣ Painel Molecular de ISTs: detecta em um só exame as 6 principais bactérias causadoras de ISTs;
✔️ Neisseria gonorrhoeae (Gonorréia);
✔️ Chlamydia trachomatis (Clamídia);
✔️ Mycoplasma genitalium;
✔️ Mycoplasma hominis;
✔️ Ureaplasma urealyticum.
✔️ Ureaplasma parvum
🧬 A metodologia de PCR em tempo real é capaz de detectar ISTs de forma muito mais sensível e específica do que os métodos tradicionais, pois permite detectar os patógenos mais precocemente, bem como está livre de reações cruzadas ou interferentes. O exame pode ser realizado através de uma única amostra de secreção ou urina, esta última muito mais prática e confortável, principalmente para pacientes do sexo masculino.
2️⃣ Para identificar ainda mais patógenos causadores de ISTs o Laboratório Estrela oferece também os seguinte exames:
✔️ HBSAG (Hepatite B);
✔️ HCV (Hepatite C);
✔️ HIV (AIDS);
✔️ FTA-ABS IGG e IGM e VDRL (Sífilis);
✔️ Sorologia para herpes zoster (IgG e IgM);
✔️ Detecção e genotipagem de HPV de alto risco;
✔️ Exame bacteriológico e cultural (secreção).