A doença autoimune caracteriza-se pelo prejuízo no funcionamento do sistema imunológico que, por sua vez, faz com que o organismo afete os próprios tecidos. Aproximadamente 5% da população mundial é afetada por uma ou mais doenças autoimunes, sendo que a prevalência é mais alta em mulheres do que nos homens.
São várias as doenças autoimunes, entre as mais conhecidas e mais comuns, estão: Artrite Reumatoide; Diabetes tipo 1; Doença Celíaca; Lupus Eritematoso Sistêmico; Esclerose Múltipla e Tireoidite de Hashimoto.
A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é com base no quadro clínico e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear). É importante informar que esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas. Caso o FAN seja positivo, o médico pode pedir a pesquisa de autoanticorpos específicos para descobrir qual é o tipo de enfermidade presente.
Alguns exames laboratoriais também podem verificar se existe uma inflamação em curso (característica das doenças autoimunes) como a velocidade de hemossedimentação (VHS ou VSG) e a Proteína C Reativa (PCR). Mas esses exames são inespecíficos e sua alteração nem sempre significa a presença de doença autoimune.
Siga a orientação médica, e na hora de realizar os seus exames, conte com um laboratório especializado, conte com o Laboratório Estrela!