No momento você está vendo Rinite alérgica: saiba mais sobre esta reação imunológica que atinge tantas pessoas

Rinite alérgica: saiba mais sobre esta reação imunológica que atinge tantas pessoas

Você sabia que existem exames de sangue que mostram exatamente se você tem rinite alérgica e quais alérgenos você deve evitar contato? Esses exames são chamados de IgE´s específicas – exemplo: IgE ácaros, IgE poeira doméstica, IgE pólen, IgE pelo de cão, etc. – e são oferecidos pelo Laboratório Estrela, ajudando o clínico a diagnosticar o quadro alérgico e o paciente no sentido dele saber com quais alérgenos ele deve evitar contato.

1) Mas afinal, o que é realmente a rinite alérgica?

O nariz é um dos componentes das vias respiratórias. Na verdade, é o primeiro local por onde o ar passa até alcançar os pulmões. Dentre outras atribuições, ele é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado.
Para exercer essa função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa. Por isso, ao entrar em contato com alguma substância tóxica, desencadeia uma resposta para impedir que essa substância alcance os pulmões.

O surgimento da obstrução nasal provoca o bloqueio da passagem do agente agressor e, através dos espirros e coriza, a remoção dessa substância. Essa reação é normal e todas as pessoas, ao entrarem em contato com algumas substâncias tóxicas, apresentam tais sintomas. Por isso, quando fica gripada, a pessoa apresenta obstrução nasal, espirros e coriza, pois seu organismo está tentando protegê-la, impedindo que os vírus alcancem seus pulmões através do ar.

Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo. Ao contrário, indica uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é hiperreativa a determinadas substâncias que numa pessoa normal não despertam nenhuma resposta.

O sistema imunológico das pessoas alérgicas, por características genéticas, interpreta que determinada substância é tóxica, e que precisa proteger o organismo contra sua entrada. Por essa razão, algumas pessoas convivem normalmente com fatores que causam a alergia, como a poeira de casa, sem ter sintomas, ao passo que outras pessoas, ao entrarem em contato com essa mesma poeira, podem ter rinite e asma.